quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Secretário-geral da Fifa diz que estádio de Natal está ‘muito atrasado’ (Postado por Lucas Pinheiro)

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou, nesta quinta-feira (19), que as obras no estádio que está sendo construído em Natal, no Rio Grande do Norte, para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, estão “muito atrasadas” e que a cidade terá “monitoramento permanente da Fifa”.

Apesar disso, em seguida, Valcke minimizou o atraso e disse que não há motivo para pensar em redução das 12 cidades-sede previstas para o evento. “Natal está construindo um estádio para a Copa do Mundo. Natal é uma cidade-sede e está simplesmente atrasada. Eles vão ter que agilizar as obras”, acrescentou.

Valcke se disse “muito satisfeito” pelo entendimento entre a entidade máxima do futebol mundial e o governo federal para a realização da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. “As relações entre a Fifa e o governo federal sempre estiveram excelentes. Estou muito satisfeito por estarmos caminhando juntos, na direção certa”, disse Valcke, durante a reunião do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, realizada em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Lei Geral da Copa
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que estava presente à reunião, afirmou que o governo federal está se empenhado em aprovar as questões pendentes relativas à Lei Geral da Copa, que está em discussão no Congresso Nacional. “O governo federal conta com o apoio decisivo do relator e do Congresso Nacional para cumprir esta etapa, possivelmente ainda em março”, ressaltou.

Entretanto, ao comentar sobre se está otimista em relação à aprovação da Lei Geral da Copa, Valcke preferiu passar a bola para Rebelo: “Você deve perguntar isso ao ministro”, disse o secretário-geral da Fifa.

“Eu acho que ele deve estar otimista, até porque numa missão dessas é difícil a pessoa estar pessimista. Tem que sair (até março). Nós já estamos com a Lei Geral da Copa em discussão há muito tempo. Há uma disposição do relator e do presidente da comissão. Então, não tem porque essa solução não sair em março”, emendou o ministro

Jérôme Valcke também criticou comportamento de parte da mídia. “Parece que metade da mídia interpreta o lado positivo, e outra metade interpreta o lado negativo. Não existe nenhuma tensão entre a Fifa e o governo”, afirmou o secretário-geral da Fifa, que não quis comentar a pergunta de um jornalista estrangeiro sobre investigações contra o presidente do COL, Ricardo Teixeira. “Com relação às investigações, é uma situação em andamento e eu não tenho nenhum comentário a fazer”, completou.

‘Nada definido sobre ingressos’
Foi a primeira vez que a reunião do COL, realizada regularmente desde 2010, foi realizada no Brasil, e também a primeira que contou com a participação de um membro do Poder Executivo federal. O ex-jogador da seleção brasileira Ronaldo Nazário, que é membro do Conselho de Administração do COL, também participou da reunião, bem como o presidente do comitê organizador, Ricardo Teixeira. No entanto, Teixeira não participou da coletiva para a imprensa.

Ronaldo explicou que ainda não há definições sobre valores dos ingressos para a Copa do Mundo. “Não tem nada definido sobre ingressos. Nós passamos algumas opções para o relator e para o presidente da comissão, mas quase tudo depende da Lei Geral da Copa. Dependemos da assinatura da Lei Geral da Copa para dar andamento”, disse.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial