terça-feira, 15 de junho de 2010

Perto da hora do jogo, trânsito em SP atinge segundo maior pico do ano (Danuza Peixoto)

Do UOL Notícias*

Em São Paulo



Confira o que abre e o que fecha durante os jogos do Brasil na Copa

A movimentação de carros pelas ruas da capital paulista está intensa com a proximidade do primeiro jogo do Brasil pela Copa do Mundo, marcado para às 15h30. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade tinha 203 quilômetros de lentidão às 15h, sendo que a média para o horário é de 47 quilômetros.



Os motoristas devem evitar especialmente a marginal Pinheiros, sentido Interlagos, pista que está com 15 quilômetros de congestionamento. A avenida dos Bandeirantes, por sua vez, está com 7,1 quilômetros de tráfego pesado.





A CET decidiu inclusive suspender o rodízio de veículos a partir das 17h desta terça-feira em São Paulo. A decisão foi tomada devido a antecipação do horário de pico no trânsito por causa do jogo. Segundo o órgão, o rodízio volta ao esquema normal nesta quarta-feira (16). Continuam valendo normalmente o rodízio para veículos pesados, assim como a zona de máxima restrição à circulação de caminhões e a zona de máxima restrição à circulação de fretados.



A CET implanta nesta terça-feira um esquema especial de trânsito. O órgão vai monitorar os principais eixos viários, especialmente em áreas comerciais que concentram bares e similares, como os bairros de Moema, Jardins, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Olímpia, Santana, Tatuapé, Centro, entre outros.



Haverá ainda deslocamento de um número maior de agentes para os centros comerciais, que deverão concentrar os torcedores em ambientes como bares, restaurantes e similares. A ativação das faixas reversíveis terão seus horários alterados de acordo com a demanda.



Também haverá aumento de 30% no efetivo de marronzinhos nas ruas, totalizando mais de 500 agentes em campo, 270 deles posicionados em pontos estratégicos e os demais percorrendo 194 corredores viários principais para retirar interferências na via pública.



O sistema de estacionamento do tipo Zona Azul estará funcionando normalmente. As recomendações da CET são: evitar circular nas regiões onde haverá concentração próxima às áreas comerciais de bares e restaurantes, redobrar a atenção nos locais de concentração e travessia de pedestres e não estacionar em locais onde haja canalizações com cones e cavaletes.



Lei seca

Para inibir o abuso de álcool nas ruas de São Paulo nos dias de jogo do Brasil, a Polícia Militar anunciou que irá fazer blitze sistemáticas após as partidas da seleção, com o objetivo de flagrar motoristas dirigindo embriagados e os enquadrar nas penas previstas pela Lei Seca. O rodízio na capital paulista não sofre alterações durante os jogos da seleção brasileira.



As operações da Lei Seca serão organizadas mesmo durante o dia - e inclusive nos jogos marcados para os dias de semana. Hoje, quando o Brasil enfrentará a Coreia do Norte, às 15h30 (horário de Brasília), os homens do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) estarão a postos pela cidade montando barreiras-surpresa.



Segundo o capitão Paulo Oliveira, do CPTran, serão, em média, seis operações após cada um dos jogos. Pela experiência em detectar os locais de maior trânsito de motoristas sob o efeito do álcool, o capitão já tem uma ideia dos pontos que deverão ser fiscalizados. Vila Madalena, Vila Olímpia, Tatuapé, Santana e centro, pelo grande número de bares instalados, estão entre as regiões alvo da PM.



Conforme Oliveira, um dos motivos do reforço nas blitze é a dispensa de funcionários por empresas e de servidores por órgãos governamentais, o que faz, segundo ele, com que as pessoas se sintam livres para tomar bebidas alcoólicas assistindo às partidas – voltando dirigindo para casa.



“Os que não se conscientizarem que essa prática não é permitida, serão autuados, perderão o direito de dirigir por um ano e ainda pagarão uma multa, que é de quase R$ 1.000”, afirma.



O capitão diz ainda que, durante toda a Copa, todo o efetivo de mais de 1.600 homens do CPtran está orientado a dobrar a atenção contra motoristas embriagados. “Sempre estamos de olho, mas nessa época intensificamos a fiscalização. E igualmente estamos atrás de drogas ou veículos com problemas de documentação”, diz o oficial da PM.



Oliveira alerta ainda que as novas “batidas” durante o dia não excluem as blitze durante a noite. “São em média 12 operações todas as madrugadas. E elas vão continuar”, afirma.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial