A 100 dias da Copa, Felipão tem base montada e confiança dos torcedores
Com poucas dúvidas para fechar o grupo que vai buscar em casa o hexa mundial,
técnico divulgará lista final no dia 7 de maio, em casa de shows no Rio de Janeiro
Por Leandro Canônico e Márcio IannaccaJoanesburgo, África do Sul
Comente agora
Faltam 100 dias para a Copa do Mundo, e a lista de Luiz Felipe Scolari para o torneio que será disputado no Brasil está praticamente fechada. Restam pouquíssimas vagas (ou dúvidas) na cabeça do comandante canarinho: o terceiro goleiro, o primeiro volante reserva e, quem sabe, um atacante ou mais um meia. Respostas que serão dadas no dia 7 de maio, numa casa de shows no Rio de Janeiro, onde Felipão divulgará o grupo definitivo dos atletas que vão representar o país a partir de 12 de junho, na abertura do Mundial, contra a Croácia, em São Paulo.
Certo mesmo é que a pouco mais de três meses do torneio, o Brasil tem uma base e a renovada confiança dos torcedores, principalmente pelo título da Copa das Confederações, conquistado no ano passado com uma categórica vitória por 3 a 0 sobre a Espanha, atual campeão do mundo. E a tão pouco tempo do Mundial, o trabalho de Felipão agora é de manutenção e raríssimas observações. Desde que assumiu o comando do time, em dezembro de 2012, ele chamou 52 jogadores, e Neymar foi quem mais atuou: foram 1.591 minutos em campo (veja os principais números no infográfico abaixo).
O número de atletas testados por Felipão foi suficiente para o treinador ter os 23 nomes que vão ao Mundial e mais algumas peças de reposição por conta de alguma eventualidade – lesão ou deficiência técnica.
Três meses. Pouco tempo atrás faltavam 1.000 dias, agora só faltam 100. A Copa está aí. Não só eu como todos nós estamos confiantes. Temos chance de buscar esse título"
Fred
No gol, por exemplo, foram apenas quatro nomes chamados por Felipão. Julio César, que jogará constantemente a partir de agora, após acertar a sua ida para o Toronto F.C, da Major League Soccer (MLS), e Jefferson, do Botafogo, vão disputar a Copa. A última vaga está entre Diego Cavalieri, do Fluminense e terceiro nome na Copa das Confederações, e Victor, do Atlético-MG. Enquanto o primeiro disputou duas partidas (180 minutos em campo), o outro foi titular em apenas um confronto.
As laterais também estão bem definidas. Dois podem ser considerados certos no Mundial: Daniel Alves e Marcelo. Maicon e Maxwell estão à frente dos concorrentes. Filipe Luís, reserva nas Confederações, e Rafinha se tornaram as opções caso ocorra algum problema. A tendência é que o jogador do Bayern de Munique tenha a oportunidade de atuar alguns minutos no jogo desta quarta-feira, contra a África do Sul.
Fred é nome certo, mas preocupa por conta das recorrentes lesões (Foto: Márcio Iannaca)
Na defesa, três nomes já estão escolhidos: Thiago Silva, Dante e David Luiz. Uma vaga está em aberto. Ao longo do trabalho, além dos citados acima, Felipão chamou outros seis atletas: Dória, Henrique, Réver, Marquinhos, Dedé e Miranda. O zagueiro do Cruzeiro foi quem mais atuou: três jogos (222 minutos).
O meio de campo é outro setor que pode ter uma dúvida ou outra. Ramires e Paulinho são nomes certos no Mundial. Hernanes passou a ser dúvida. Fernandinho, convocado pela primeira vez para o duelo contra os africanos, virou concorrente de peso. Luiz Gustavo, como primeiro volante, é titular de Felipão. Mas quem é o substituto? Fernando perdeu espaço, e Lucas Leiva é o favorito.
Está muito perto. Temos de estar focados. Esse período vai passar muito rápido e requer muito foco para que quer vencer"
Dante
Na armação, Oscar é titular de Felipão. Agradou bastante o treinador no período de preparação e só não veste a camisa 10 porque Neymar já arrebatou o número consagrado por Pelé. Certo também é que Kaká e Ronaldinho Gaúcho, campeões com Felipão em 2002, dificilmente estarão na Copa do Mundo. Enquanto o jogador do Milan participou de apenas 106 minutos, o atleta do Atlético-MG esteve em campo por 213.
No ataque, só um problema de lesão muda a ideia de Felipão. Fred e Jô são os centroavantes. Neymar é a referência. Hulk também está garantido. Bernard venceu a disputa com Lucas Moura, do Paris Saint-Germain, para ser o xodó do comandante canarinho na competição. Quem surgiu de última hora e praticamente carimbou o passaporte foi Willian, do Chelsea.
Seleção deve ter no Mundial mesmo time campeão da Copa das Confederações (Foto: Agência AP)