Maior obra da Copa em Cuiabá só fica pronta em dezembro, diz governo
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi licitado por mais de R$ 1,477 bilhão.
Titular da Secopa, Maurício Guimarães admitiu entregar obra após o prazo.
a Copa de 2014. (Foto: Josi Petengill / Secom-MT)
Com prazo contratual de execução marcado para março, as obras de implantação do modal de transporte tiveram início em junho de 2012, mas os 22 quilômetros de trilhos sequer começaram a ser instalados. Eles devem se espalhar em dois eixos na região metropolitana da capital. O principal terá extensão de 15 quilômetros entre a região do CPA, em Cuiabá, e o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
Parte de um pacote de 56 obras de preparativos para a Copa lançados pelo governo do estado, o projeto do VLT é o único que não ficará totalmente pronto durante o evento, reconheceu Guimarães, que nos últimos meses já vinha falando na possibilidade de ampliar o prazo de execução no contrato original. Apenas um trecho de um dos eixos do VLT estará pronto durante o torneio da Fifa, afirmou.
Ou seja, conforme o anúncio do secretário, durante os jogos da Copa do Mundo o trem movido a energia elétrica não deverá abranger nem metade da malha urbana prevista na capital.
Depois disso, o governo passou a falar que estudava um aditivo ao contrato original com o Consórcio VLT (formado por três empresas) a fim de readequar o prazo e o cronograma de execução do projeto. O aditivo ainda não foi publicado.
Segundo Guimarães, porém, agora o ritmo das obras será intensificado após a superação de obstáculos como a retirada de interferências e desapropriações ao longo do trajeto. Na região mais próxima do aeroporto, por exemplo, ele explicou que faltam cerca 15% dos trabalhos de drenagem para finalizar a pavimentação e o calçamento e, então, iniciar o lançamento dos trilhos.
“De agora pra frente é rápido. Nós vamos lançar em torno de 200, 300 até 400 metros trilhos por dia”, assegurou.
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