quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Governo de SP libera obras de ampliação de Viracopos (Postado por Erick Oliveira)

O Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (Consema) aprovou por unanimidade na manhã desta quinta-feira (27) a licença prévia para as obras de ampliação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 93 km de São Paulo. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a licença libera a construção da segunda pista e do segundo terminal do aeroporto, considerado importante para a realização da Copa de 2014 em São Paulo.
Segundo Alckmin, as obras serão realizadas pelo governo federal, por meio da Infraero, estatal que administra os aeroportos do país. Por isso, ele não deu uma data para o início das obras. “O estado aprova a licença ambiental, chamada licença prévia. Ela é o documento para poder fazer todo o processo da obra”, disse Alckmin.
O anúncio foi feito durante a divulgação do vídeo que será utilizado pela cidade de São Paulo para se candidatar à sede do Centro Internacional de Transmissão da Copa. O complexo do Anhembi foi apresentado pelo prefeito Gilberto Kassab como opção para as transmissões.
Obras emergenciais
Em outubro de 2010, a Infraero assinou um contrato para a realização de obras emergenciais no aeroporto – como a instalação de um módulo operacional para novos postos de check-in, já que todos os existentes estavam ocupados. As obras começaram em dezembro, com previsão de término em 150 dias. Com custo de R$ 2,93 milhões, elas irão ampliar a capacidade de atendimento do aeroporto de 3,5 milhões de passageiros para 5 milhões por ano.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

'Gol de ouro' pode voltar a ser adotado na Copa de 2014

Das Agências

A Copa do Mundo do Brasil, em 2014, deve ter novidade nos mata-matas: o retorno da prorrogação com gol de ouro. A notícia foi dada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, que pensa em adotar novamente o sistema, utilizado nos Mundiais de 1998 e 2002. O dirigente disse ainda que apenas árbitros profissionais trabalharão na competição.
Atualmente, quando um jogo dos mata-matas da Copa do Mundo termina empatado, as equipes disputam prorrogação de 30 minutos, independentemente do número de gols marcados no tempo extra.

No sistema com o gol de ouro, a equipe que for às redes primeiro na prorrogação vence o jogo.

Blatter também pensa em adotar outras mudanças no Brasil, com a ajuda da Força-Tarefa Futebol 2014 - grupo criado em outubro pelo Comitê Executivo da Fifa para ajudar na organização de um Mundial mais atrativo.
"O objetivo é claro: em 2014 só árbitros profissionais apitarão na Copa do Mundo. É uma obrigação. Os treinadores são profissionais, os jogadores são profissionais, não existe razão para que os árbitros não o sejam. E se alguns disserem que não há dinheiro suficiente para remunerá-los, eu responderia que há dinheiro suficiente nos campeonatos profissionais", comentou.


Relacionadas