Fifa oficializa Brasil como sede da Copa do Mundo-2014
30/10/2007 - 12h37
Da Folha Online
Candidato único, o Brasil foi confirmado na tarde desta terça-feira pela Fifa, após uma decisão unânime, como sede da Copa do Mundo de 2014. Apesar de não ter concorrentes, o país poderia ser vetado se não cumprisse as exigências da entidade máxima do futebol.
Nesta terça, a candidatura brasileira fez sua última apresentação, em Zurique, na Suíça, e foi elogiada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter.
O Brasil mandou uma delegação de peso para apoiar a candidatura, incluindo o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 12 governadores estaduais, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o senador Marconi Perillo, representando o Congresso Nacional, o escritor Paulo Coelho, o atacante Romário e o técnico da seleção brasileira, Dunga.
A apresentação da candidatura brasileira aconteceu por volta das 9h45 e durou aproximadamente 40 minutos. Foram mostrados vídeos com imagens de jogos da seleção brasileira, cidades selecionadas para organizar o evento, pontos turísticos e explicação sobre os projetos das construções dos novos estádios.
A preocupação ecológica foi um dos principais enfoques. Também foram mostrados depoimentos de brasileiros ressaltando a ansiedade pela realização do Mundial e comentando os possíveis benefícios que terão futuramente.
Durante a apresentação, além do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, também falaram sobre a candidatura brasileira o ministro de Esportes, Orlando Silva, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e o escritor Paulo Coelho.
"Fiquei impressionado. Não deveria, mas vou dizer. Estou impressionado com toda a preocupação ecológica e com o fato de terem trazido para cá Paulo Coelho. Ele tem um senso de humor específico. Isso é o futebol", afirmou Blatter.
O Brasil será sede de uma Copa do Mundo pela segunda vez na história. A outra oportunidade aconteceu em 1950, quando a seleção nacional desperdiçou a chance de ganhar o título pela primeira vez ao perder para o Uruguai por 2 a 1, no Maracanã.
Depois disso, a América do Sul ainda receberia um Mundial em 1978, na Argentina, com a seleção anfitriã sendo campeã após bater na final a Holanda. Além de Brasil e Argentina, os países sul-americanos foram sede da Copa em 1930, no Uruguai, e 1962, no Chile.
Fonte: Folha Uol
http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u341044.shtml