sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dirigente da Fifa revela 'preocupação' com aeroportos, diz ministro (Postado por Erick Oliveira)

O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, demonstrou “preocupação” com as condições dos aeroportos brasileiros para a Copa de 2014, durante encontro nesta sexta (29) em Brasília.
Valcke, Silva e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, se reuniram na sede do Ministério do Esporte para  tratar da Lei Geral da Copa - Teixeira também preside o Comitê Organizador da Copa no Brasil.
“Na conversa com secretário, ele levantou preocupação com relação aos aeroportos, e falamos para ele explicitamente sobre as ações de governo. Comunicamos a ele que a presidenta Dilma [Rousseff] criou um ministério específico para cuidar dos aeroportos”, declarou Orlando Silva.
Silva afirmou que fez um relato ao representante da Fifa sobre as ações do governo para melhorar a infraestrutura dos aeroportos do Brasil.
Ele disse que mencionou as mudanças feitas pelo Palácio do Planalto no comando da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o debate no Congresso Nacional para ajustar as regras e acelerar os processos de licitação - o governo federal estuda um novo modelo de concessão de administração, obras e serviços em aeroportos para atrair a iniciativa privada.
“Ele [Jérôme Valcke] ficou extremamente satisfeito com as novidades que apresentamos e muito feliz com a confiança e convicção que transmiti de que não é um assunto apenas do Ministério do Esporte, que a preparação da Copa da Fifa no Brasil é uma prioridade da agenda da presidente da República”, disse Orlando Silva.
Lei Geral
O texto da Lei Geral da Copa 2014 está pronto e deve ser encaminhado ao Congresso até a primeira quinzena de maio, segundo o ministro.  A lei estabelecerá o conjunto de regras para a organização do Mundial de futebol, e o governo pretende que esteja em vigor até 30 de julho deste ano, data em que do sorteio dos grupos para os jogos das eliminatórias do Mundial.
A negociação para formatar as regras da organização do mundial da Fifa começou em 2009. A lei, que tem 42 artigos, trata de pontos como a garantia de visto gratuito e mais rápido para quem vier trabalhar no Brasil no período da Copa.
Com vigência até 2014, a norma criará um procedimento mais ágil para o registro de patentes de marcas de produtos que serão comercializados durante o campeonato, como camisetas, mascotes e o próprio slogan do mundial. Também estabelecerá normas para evitar venda ilegal de ingressos.
Além disso, o governo federal pretende repassar às administrações das cidades-sede a tarefa de estruturar o comércio em locais próximos aos estádios, onde serão realizados jogos da Copa. Essas atividades terão de obedecer regras resultantes de acordo com a Fifa
A lei também incorpora regras como a que garante que emissoras de televisão que não detêm os direitos de transmissão possam ter acesso a 3% do total de imagens captadas em um evento esportivo, com a finalidade de garantir o direito à informação.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Kassab lança secretaria para Copa de 2014 (Postado por Erick Oliveira)

Um dia depois de o ministro do Esporte, Orlando Silva, dizer que estava preocupado com o andamento das obras na cidade de São Paulo para realização da Copa do Mundo de 2014, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, disse que a manifestação do ministro não foi um “puxão de orelha”. Kassab afirmou que a preocupação do ministro é compreensível. O comentário foi feito no fim da manhã desta segunda-feira (25) durante evento que apresentou a nova Secretaria Especial de Articulação para a Copa. O titular da pasta é Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, do PCdoB, mesmo partido de Orlando Silva.

“É compreensível a expectativa do ministro, é uma responsabilidade muito grande, se trata do maior evento do mundo, em especial o jogo de abertura. Nós estamos muito confiantes, muito tranquilos. Todas as ações estão sendo coordenadas, já estão em implantação”, disse Kassab. “Não foi um puxão de orelha, foi uma manifestação correta de preocupação em relação a diversas cidades. Portanto, é mais do que compreensível.”

O ministro disse neste domingo (24), em Belo Horizonte, que autoridades paulistas lhe disseram que a cidade não ficaria pronta para a realização da Copa das Confederações, um ano antes da Copa do Mundo, em 2013. O torneio é visto como um treinamento para o mundial de futebol.“Quem me comunicou que o estádio de São Paulo está fora da Copa das Confederações foram as autoridades locais, porque o plano, o prazo de execução da obra, vai além de meados de 2013. Então é um assunto portanto que revela o não cumprimento desse compromisso, um risco importante", disse o ministro. "Todas as cidades brasileiras, as prefeituras e os governos estaduais resolveram esse problema, espero que São Paulo também resolva."

Copa das ConfederaçõesApesar de o Corinthians ter admitido ainda neste domingo que seu estádio só ficará pronto em dezembro de 2013, após a Copa das Confederações, Kassab não excluiu a possibilidade de realização do torneio no estádio.
“Ainda existe expectativa de que ela possa ser realizada no estádio do Corinthians. Seria muito positivo que fosse o jogo de abertura da Copa das Confederações no estádio do Corinthians. Nós vamos aguardar o início das obras para termos a certeza do calendário. Quando se inicia a obra você tem muito mais objetividade”, disse o prefeito.

Entretanto, ele não deu nenhuma alternativa caso o estádio não fique pronto. “Qualquer decisão em relação à Copa é da Fifa, portanto, cabe à Fifa decidir qualquer questão”, afirmou. Já em relação à abertura da Copa do Mundo, Kassab disse que o estádio em Itaquera é o único projeto da cidade. “Essa é a única alternativa que a cidade de São Paulo tem para fazer o jogo de abertura. Essa é a razão de todo nosso esforço, de todo nosso apoio. Será lá.”

De acordo com o prefeito, os entraves jurídicos em relação ao terreno onde será construído o estádio, que é da administração municipal, devem ser resolvidos ainda nesta semana, quando a Prefeitura espera assinar o novo contrato de uso do espaço com o Corinthians,. Kassab também disse que a construtora contratada já deu entrada ao projeto básico na Prefeitura.
Secretaria da CopaA nova secretaria de articulação para a Copa foi criada para agilizar e integrar os procedimentos de várias secretarias da Prefeitura em relação ao mundial. “Terá um papel fundamental na organização dos jogos da Copa do Mundo e dos preparativos da cidade para que possamos fazer a abertura”, disse Kassab.

O titular da pasta, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, é dirigente do PCdoB há 20 anos no estado de São Paulo e trabalhava com a bancada de deputados estaduais e vereadores em São Paulo. Ele manteve o discurso alinhado com o de Kassab, afirmando que São Paulo fará o possível para que tudo fique pronto para os dois torneios.

“A criação da secretaria tem o objetivo de aceleração de todas essas providências que vêm sendo tomadas dentro da administração. O esforço nosso é de que o estádio seja construído o mais rapidamente possível. A criação da secretaria tem esse objetivo. Eu não sou o salvador da abertura, sou mais uma pessoa, um gestor que vai ajudar nesse processo. Eu sou uma peça nesse tabuleiro.”

O novo secretário também afirmou que o comentário do ministro do Esporte tem fundamento. “O ministro está no papel dele, que é de cobrar todas as condições para a realização da Copa, aqui e no Brasil inteiro, a responsabilidade dele é muito grande, ele está fazendo o seu papel”, afirmou.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nove aeroportos não devem ficar prontos para a Copa, aponta Ipea (Postado por Erick Oliveira)

Ao menos 9 dos 13 aeroportos brasileiros que estão em obras para a Copa de 2014 não devem estar prontos a tempo de receber o evento. Essa é a conclusão do estudo “Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira (14). “Constata-se uma situação preocupante, uma vez que os prazos estimados pela Infraero dificilmente serão cumpridos”, diz a nota.
Os aeroportos cujas obras não devem terminar em tempo hábil, de acordo com o Ipea, são os de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Campinas, Cuiabá, Confins e Porto Alegre. No caso de Curitiba, o Ipea diz que o aeroporto tem condições de ficar pronto para a Copa de 2014, “se não houver qualquer atraso no cronograma previsto”. No Galeão, a situação operacional é considerada adequada, enquanto no Recife as obras se referem apenas à construção de uma torre de controle.
Para chegar a essas conclusões, o Ipea se baseou no prazo médio de execução de obras públicas de infraestrutura, que, segundo o instituto, é de 92 meses, ou seja, mais de 7 anos. “Toda obra de infraestrutura de grande porte no Brasil deve cumprir uma série de
etapas até sua finalização. Inicialmente, há a elaboração do projeto, seguida da liberação
da licença ambiental por parte do Ibama, da aprovação do TCU quanto à adequação de
custos, da licitação e, finalmente, das obras”, destaca o estudo.
Críticas da Fifa
A qualidade dos aeroportos no país foi alvo de críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), Joseph Blatter, no final de março. Ele manifestou descontentamento com a lentidão dos trabalhos em torno do mundial ao dizer que “a Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã”.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, respondeu a crítica: “Para o governo, a Copa é hoje. Temos urgência. Ninguém está mais preocupado com a realização do mundial da Fifa do que o Brasil.”
Cerca de duas semanas depois, Blatter voltou atrás e destacou os avanços das obras: " Recebi relatórios muito positivos sobre o andamento dos preparativos para o Mundial, especialmente na construção de estádios", afirmou.
Sobrecarga
O estudo do Ipea ressalta ainda que, dos 13 aeroportos com investimentos previstos para a Copa de 2014, 10 estariam operando acima de sua capacidade já em 2014, dentre eles Guarulhos, por exemplo. “A análise do plano de investimentos para os 13 aeroportos da Copa sugere que as obras foram planejadas com subdimensionamento da demanda futura.”
Segundo o Ipea, parte do problema nos aeroportos do país se deve à falta de investimentos em infraestrutura, “que deixaram de ser feitos por mais de 20 anos”. Depois, o bom desempenho da economia brasileira, especialmente a partir da segunda metade da década de 2000, “se, por um lado, representou a melhoria de indicadores sociais como a geração de emprego e renda, por outro lado os gargalos da infraestrutura brasileira tornaram-se mais evidentes”.
O instituto destaca que, embora os investimentos públicos no setor aéreo tenham se elevado de R$ 503 milhões em 2003 para mais de R$ 1,3 bilhão em 2010, as informações sobre as taxas de ocupação dos terminais de passageiros mostram necessidades de investimentos futuros ainda maiores. “Isso mostra que o setor continua sendo planejado com o olho no espelho retrovisor em vez de se preparar para 40 anos à frente.”
Baixa eficiência
O estudo do Ipea diz ainda que é preciso aprimorar a gestão da Infraero. “Apesar de insuficiente, a Infraero possui um plano de investimentos de R$ 1,4 bilhão ao ano (entre 2011 e 2014) para 13 aeroportos brasileiros, visando a Copa de 2014. Isso representa mais do triplo da média anual investida entre 2003 e 2010 pela empresa, que foi de R$ 430 milhões. Porém preocupa a baixa eficiência na execução dos programas de investimentos, que na média do período realizou apenas 44% dos recursos previstos.”
O Ipea conclui o estudo dizendo que medidas que melhorem a gestão dos aeroportos e o nível de investimentos têm que ser tomadas. “A iniciativa privada investe recursos nos demais modais de transporte (rodoviário, ferroviário e aquaviário). Apenas para o setor aeroportuário não há investimentos privados.”