O futuro estádio do Corinthians, provável palco do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, ainda nem saiu do papel, mas já tem de enfrentar uma série de problemas. Mais de uma centena, na verdade. Mais precisamente, 109. Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira pela Folha de S.Paulo, o "Fielzão" é o projeto que apresenta mais problemas entre todas as 12 sedes do Mundial do Brasil.

Por meio de pessoas ligadas ao Corinthians, o jornal teve acesso ao relatório enviado pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL) com todas as restrições ao projeto da arena em Itaquera. Ao todo, são 109 apontamentos feitos ­ ante apenas 30, em média, recebidos pelos projetos das outras cidades-sedes, quase um quarto dos 109.

O Estádio do Morumbi, campo do São Paulo, vetado pela Fifa para dar lugar ao "Fielzão", também teve cerca de 30 pontos negativos apontados em vários relatórios ao qual foi submetido.

Entre as restrições à futura arena corintiana, estão a quantidade de assentos (insuficiente para os padrões da Fifa por se tratar de um jogo de abertura de Copa), a estatura do estádio, de "baixa qualidade", a área destinada à mídia e a data para a conclusão da área de hospitalidade, entre outras.

Procurado pela Folha, o Comitê Paulista para a Copa do Mundo de 2014 garantiu que as restrições apontadas no relatório já foram superadas na nova versão do projeto, que será entregue ao COL até o dia 14 de fevereiro.