sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Projeto do Morumbi para 2014 não descarta recursos públicos

Por Carolina Araújo
Da Folhapress
Em São Paulo

O novo projeto do Morumbi para a Copa de 2014 não descarta a utilização de dinheiro público para adequar o entorno do estádio às exigências da Fifa.

Apresentada à entidade no último dia 4, a nova proposta prevê a construção de um edifício garagem e comercial, anexo à arena e com área de 50 mil metros quadrados, em frente à praça Roberto Gomes Pedrosa.

A construção é apresentada como saída para uma das exigências Fifa: um espaço de 85 mil metros quadrados no entorno do Morumbi para abrigar espaços para patrocinadores, autoridades, imprensa e vips.

De acordo com o novo projeto, o prédio, com quatro pavimentos, abrigará estacionamento para 1.200 veículos, vestiários, zona mista, espaços vip e escritórios da entidade.

Para viabilizar o edifício, os dois andares de garagem serão construídos e explorados pela iniciativa privada, segundo o Comitê de São Paulo. Porém a área comercial, nos dois últimos pavimentos, poderá ficar a cargo do setor público.

"A urbanização da praça ficará a cargo da prefeitura e será um legado da Copa. A parte comercial do prédio também pode ser feita pelo governo ou por uma PPP (Parceria Público-Privada). Já estamos discutindo isso, mas vamos esperar a aprovação do projeto na Fifa antes de decidirmos isso", disse Caio de Carvalho, coordenador do Comitê de São Paulo.

Alvo de críticas, o projeto original do Morumbi, enviado à Fifa em fevereiro, previa que só haveria emprego de dinheiro público em obras de infraestrutura, e não em instalações para adequar o estádio à Copa.

No início desta semana, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que considera inviável que o estádio são-paulino seja palco de partidas decisivas do Mundial, em virtude da falta de espaço em seu entorno.

Mas, segundo Adalberto Baptista, diretor de marketing do São Paulo, a nova proposta para o Morumbi atinge as metas da entidade e disponibiliza a área exigida para patrocinadores, vips e imprensa.

"Antes era uma espécie de maquiagem, e não mexeríamos muito na estrutura do Morumbi. Agora apresentamos novas construções, com tudo o que foi pedido", declarou Baptista.

Para isso, além da construção do edifício-garagem, o novo projeto prevê um estacionamento para caminhões de TV a 30 metros do estádio e a utilização de uma área de 35 mil metros quadrados, dentro da área social do clube, como espaço de hospitalidade para patrocinadores e convidados vips, com instalações provisórias para abrigar restaurantes e lojas.

Segundo Baptista, o novo projeto cede a todas as exigências feitas pelos inspetores da Fifa aos membros do Comitê Paulista em seminário realizado em 21 de agosto, no Rio.

"Estávamos insistindo em algumas posições que considerávamos corretas, como a manutenção dos nossos vestiários, mas a Fifa não aceitou. Então fizemos as mudanças", disse.