quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Fifa oficializa Brasil como sede da Copa do Mundo-2014

30/10/2007 - 12h37

Da Folha Online

Candidato único, o Brasil foi confirmado na tarde desta terça-feira pela Fifa, após uma decisão unânime, como sede da Copa do Mundo de 2014. Apesar de não ter concorrentes, o país poderia ser vetado se não cumprisse as exigências da entidade máxima do futebol.

Nesta terça, a candidatura brasileira fez sua última apresentação, em Zurique, na Suíça, e foi elogiada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter.

O Brasil mandou uma delegação de peso para apoiar a candidatura, incluindo o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 12 governadores estaduais, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o senador Marconi Perillo, representando o Congresso Nacional, o escritor Paulo Coelho, o atacante Romário e o técnico da seleção brasileira, Dunga.

A apresentação da candidatura brasileira aconteceu por volta das 9h45 e durou aproximadamente 40 minutos. Foram mostrados vídeos com imagens de jogos da seleção brasileira, cidades selecionadas para organizar o evento, pontos turísticos e explicação sobre os projetos das construções dos novos estádios.

A preocupação ecológica foi um dos principais enfoques. Também foram mostrados depoimentos de brasileiros ressaltando a ansiedade pela realização do Mundial e comentando os possíveis benefícios que terão futuramente.

Durante a apresentação, além do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, também falaram sobre a candidatura brasileira o ministro de Esportes, Orlando Silva, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e o escritor Paulo Coelho.

"Fiquei impressionado. Não deveria, mas vou dizer. Estou impressionado com toda a preocupação ecológica e com o fato de terem trazido para cá Paulo Coelho. Ele tem um senso de humor específico. Isso é o futebol", afirmou Blatter.

O Brasil será sede de uma Copa do Mundo pela segunda vez na história. A outra oportunidade aconteceu em 1950, quando a seleção nacional desperdiçou a chance de ganhar o título pela primeira vez ao perder para o Uruguai por 2 a 1, no Maracanã.

Depois disso, a América do Sul ainda receberia um Mundial em 1978, na Argentina, com a seleção anfitriã sendo campeã após bater na final a Holanda. Além de Brasil e Argentina, os países sul-americanos foram sede da Copa em 1930, no Uruguai, e 1962, no Chile.

Fonte: Folha Uol

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u341044.shtml

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Presidente da Câmara dos Deputados recebe projeto da Copa-2014

02/10/2007 - 15h47

da Folha Online
da Lancepress

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recebeu das mãos do presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, nesta terça-feira, uma cópia do caderno de encargos para a candidatura do Brasil a sede da Copa do Mundo-2014.

O documento é o mesmo que foi entregue à Fifa em agosto e detalha os projetos das 18 cidades brasileiras candidatas a receber partidas do Mundial. Destas, 12 devem ser escolhidas como cidades-sede.

Ricardo Teixeira já havia estado na Câmara em abril para pedir apoio à candidatura brasileira.

O Brasil é candidato único para receber a Copa do Mundo, mas precisa cumprir todas as exigências da Fifa para que a candidatura seja confirmada. A decisão da entidade que controla o futebol mundial será anunciada no dia 30 de outubro.

Fonte: Folha Uol

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u333269.shtml